Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Minas destaca Uberaba e Uberlândia em novo catálogo que valoriza turismo rural e experiências do campo

Catálogo reúne experiências autênticas, roteiros e produtos típicos do interior mineiro, com foco em destinos do Triângulo Mineiro

Iniciativa apresenta um panorama das vivências e saberes do interior mineiro, ressaltando esse esse tipo experiência turística como vetor de desenvolvimento sustentável (Foto Secult-MG)

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e da Emater-MG, lançou o Catálogo de Produtos e Experiências Turísticas da Agricultura Familiar e Produtores Rurais – Ruralidade Viva, iniciativa celebrada nesta segunda-feira (7) em alusão ao Dia do Produtor Rural. Além de apresentar um panorama da ruralidade mineira e do impacto do turismo sustentável no estado, a publicação destaca roteiros e experiências em cidades do Triângulo Mineiro, com destaque para várias cidades do estado, incluindo Uberaba e Uberlândia.

Uberaba ganha visibilidade nacional ao integrar o catálogo com diferentes experiências ligadas à cultura rural, natureza e gastronomia típica. Entre os destaques está a Gruta dos Palhares, em Sacramento, um dos principais cartões-postais ecológicos do Triângulo, que oferece trilhas, paisagens naturais e contemplação. Na mesma região, Tapira surge com a Queijaria Três Irmãos, proporcionando ao visitante a vivência do processo produtivo de queijos artesanais, degustações e compras no local, além do Quintal da Suelene, espaço dedicado à culinária rural, visitas a hortas e experiências com produtos da terra. Em Veríssimo, a tradicional Cachoeira do Dominguinho atrai turistas em busca de lazer, trilhas e banho de cachoeira, enquanto a Fazenda Rosa Branca, em Campos Altos, oferece vivências familiares, alimentação típica e contato direto com a rotina do campo.

Já Uberlândia e região também figuram entre os principais polos de turismo rural do estado. O Parque de Lazer e Turismo da Cachoeira Córrego do Cerrado, em Canápolis, é destaque pela preservação ambiental e opções de lazer em meio à natureza. Em Prata, a Serra Seios de Moça e a escultura de Nossa Senhora do Carmo compõem um atrativo que mistura belezas naturais e manifestações culturais. O Hotel Fazenda Solar dos Ipês, também em Prata, traz hospedagem em ambiente rural, passeios a cavalo, lazer para famílias e gastronomia típica. Uberlândia ainda é ponto de partida para a Rota do Queijo Artesanal do Triângulo Mineiro, reunindo visitas guiadas a queijarias, degustações e vivência do processo produtivo, fortalecendo o turismo gastronômico e valorizando os produtos regionais.

O Ruralidade Viva está disponível gratuitamente no site da Emater-MG, conectando turistas, produtores e agentes do setor a roteiros autênticos e experiências imersivas em diferentes regiões de Minas Gerais. Segundo a Emater-MG, mais de 5 mil famílias mineiras atuam diretamente com turismo rural, atividade que promove geração de renda, permanência das famílias no campo, preservação dos saberes tradicionais e fortalecimento da identidade local.

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, o turismo rural mineiro é vetor estratégico da economia criativa e sustentável, destacando experiências ligadas à Cozinha Mineira, café, queijo artesanal, doces e azeites como diferencial competitivo do estado. “O turismo rural protege paisagens culturais, fortalece a economia e conecta tradição e inovação”, afirma.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *