Distribuição integra programação do Elicer, maior circuito literário de Minas Gerais, e incentiva a leitura nas escolas estaduais

Mais de 17 mil estudantes da rede estadual de ensino de Uberlândia estão participando do Encontro Literário do Cerrado (Elicer) com vales-livros em mãos para aquisição de obras literárias. A ação, que faz parte do Projeto de Leitura e Escrita, acontece de 31 de maio a 7 de junho e beneficia alunos de 56 escolas da Superintendência Regional de Ensino da cidade.
O evento literário é reconhecido como o maior circuito do gênero em Minas Gerais e reúne uma programação diversa com rodas de conversa, sessões de autógrafos, contação de histórias, apresentações escolares e palestras. Os vales-livros estão sendo distribuídos diretamente às escolas, que assinaram um termo de compromisso e se responsabilizam pela logística.
A proposta visa garantir aos estudantes uma experiência significativa com a literatura. Os vales devem ser utilizados exclusivamente para a compra de livros selecionados pela curadoria da Secretaria de Educação, vedando a aquisição de obras usadas, materiais de papelaria ou publicações com conteúdo político, religioso ou inapropriado.
A iniciativa integra uma política mais ampla de incentivo à leitura nas escolas estaduais. Desde 2024, o Projeto de Leitura e Escrita investiu R$ 212 milhões em ações como a reforma de bibliotecas em mais de 3.400 escolas, aquisição de acervos digitais e plataformas de alfabetização, além da implementação do programa Território da Leitura.