Equipamentos reforçam a segurança e modernizam investigações em cidades estratégicas do Triângulo

As cidades de Araguari, Ituiutaba, Patrocínio, Uberaba e Uberlândia estão entre as beneficiadas pela nova entrega de viaturas, armas e drones feita pelo Governo de Minas à Polícia Civil. Os equipamentos, avaliados em mais de R$ 11 milhões, vão fortalecer o combate ao crime e aprimorar os trabalhos investigativos na região do Triângulo Mineiro, além de outros 59 municípios do estado.
A entrega aconteceu nesta segunda-feira (7/7), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, com a presença do vice-governador Mateus Simões e da delegada-geral Letícia Gamboge, chefe da Polícia Civil. O investimento contemplou a aquisição de 32 drones, 51 viaturas, 587 pistolas 9 mm, 114 fuzis Arad, 66 fuzis T4, 37 espingardas Military 12 e 16 submetralhadoras SMT9. Os recursos para compra vieram de emendas parlamentares, TACs do Ministério Público do Trabalho, Fundo Nacional Antidrogas, repasses federais, estaduais e municipais.
Segundo Mateus Simões, o objetivo é garantir uma Polícia Civil mais moderna e equipada, revertendo anos de defasagem em investimentos e ampliando a segurança para toda a população mineira. “Estamos avançando para garantir uma Minas mais segura, com investigação qualificada e redução da criminalidade”, destacou o vice-governador.
Para a região do Triângulo Mineiro, as novas viaturas, armamentos e drones significam reforço logístico essencial para as delegacias, ampliando o alcance de operações, investigações e o poder de resposta às demandas da sociedade. Cidades como Araguari, Ituiutaba, Patrocínio, Uberaba e Uberlândia concentram importantes polos econômicos e populacionais, o que exige infraestrutura policial cada vez mais avançada para prevenção, repressão e elucidação de crimes.
A chefe da Polícia Civil, Letícia Gamboge, destacou que o aumento de investimentos em equipamentos e a contratação de novos profissionais vêm resultando em operações mais eficazes, bloqueio de bens criminosos e queda expressiva dos crimes violentos no estado. “Temos uma instituição mais moderna, eficiente e pronta para responder aos desafios da segurança pública em Minas Gerais”, pontuou.
Desde 2019, o governo estadual aumentou em 60% os investimentos em segurança, entregando mais de 1.340 viaturas, quase 2.900 armas de fogo e 170 drones para a Polícia Civil, além de modernizar unidades policiais e promover novos concursos. Segundo dados oficiais, Minas reduziu em mais de 60% os crimes violentos nos últimos anos.