HC-UFTM realizará cerca de 360 atendimentos neste sábado (5)
Neste sábado (5 ) acontece o Dia E, uma ação conjunta que reúne os 45 hospitais universitários federais da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas médicas, exames diagnósticos e outros procedimentos terapêuticos em várias especialidades.
Ao todo, serão ofertados aproximadamente 10.300 procedimentos, incluindo cerca de 1.100 cirurgias, 1.300 consultas e 7.900 exames nas áreas de cardiologia, ortopedia, oftalmologia, saúde da mulher, entre outras. O mutirão mobiliza mais de 2 mil profissionais, entre médicos, residentes, enfermeiros, técnicos e professores.
No Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), a previsão é realizar 360 atendimentos, entre consultas especializadas em cardiologia e oftalmologia pediátrica, exames como biópsias, ultrassonografias e ecocardiogramas, além de aproximadamente 50 cirurgias.
Durante o Dia E, o público poderá participar de dois webinários gratuitos transmitidos ao vivo pelo canal TV GEP HC-UFTM. O primeiro, às 8h30, tratará do tema “Diagnóstico do TEA: integração entre atenção primária e especializada no SUS”, com a neuropediatra Fernanda Brandão Berto Resende. Às 10h30, o assunto será “Plano de parto no SUS: caminhos para uma assistência segura e humanizada”, apresentado pela ginecologista e obstetra Nara Ribeiro. Os eventos fazem parte do Núcleo de Telessaúde e não exigem inscrição prévia.
A iniciativa integra o projeto Ebserh em Ação 2025, que visa ampliar o acesso da população a procedimentos médicos em todo o país, contribuindo para desafogar as filas do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa também está alinhado com o Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde.
No primeiro semestre deste ano, o HC-UFTM já realizou mais de mil procedimentos por meio do programa, incluindo mutirões de consultas aos sábados que ultrapassaram 670 atendimentos.
Desde a sua criação em 2011, a Ebserh administra hospitais universitários federais, que além de prestar atendimento pelo SUS, apoiam o ensino e a pesquisa em saúde. O HC-UFTM faz parte dessa rede desde 2013, mantendo o compromisso com a qualidade no atendimento e a formação de profissionais capacitados.