Mais de 15 mil notificações foram registradas em 2025; mortes somam 13 e vacinação continua para crianças

Uberaba segue em estado de alerta diante do avanço da dengue. O boletim epidemiológico mais recente, divulgado nesta segunda-feira (12) pela Secretaria Municipal de Saúde, contabiliza 15.905 notificações desde o início do ano, com 2.406 casos confirmados e 13 mortes causadas pela doença.
Em comparação com o informe do dia 9 de maio, houve acréscimo de 375 novas notificações e 54 diagnósticos confirmados. O número de óbitos permanece o mesmo, com as duas mortes mais recentes — de um jovem de 16 anos e uma mulher de 63 — ocorridas em março e abril, mas confirmadas apenas na última semana pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).
Apesar da alta acumulada, o município destaca uma queda de 60% nas notificações entre março e abril. Entre os dias 2 de março e 5 de abril foram 6.067 registros, enquanto de 6 de abril a 3 de maio o número caiu para 2.415.
A queda é atribuída às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, como ampliação da frota de fumacê, intensificação das visitas domiciliares por agentes de endemias, ampliação do atendimento no CeDengue (funcionando todos os dias das 7h às 22h), e testagens nas unidades básicas de saúde.
Além disso, a Prefeitura segue com a vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 14 anos, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.
As autoridades reforçam que o enfrentamento da dengue é responsabilidade de todos. Medidas como eliminar focos de água parada, receber os agentes de saúde e seguir as orientações de prevenção são essenciais para salvar vidas.