Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Santos Film Fest chega à 11ª edição com homenagens, recorde de inscritos

Festival começa nesta terça-feira (24), no CineRoxy, com homenagem a Chico Gomes e exibição de mais de 900 filmes

Créditos: reprodução

O Santos Film Fest, em sua mais recente edição, traz o tema “Histórias que ecoam, lições que permanecem”, com o objetivo de valorizar artistas e profissionais da arte, cultura e cinema. A abertura será nesta terça-feira (24), no Cine Roxy às 19h, no bairro Gonzaga.

Neste ano, o Santos Film Fest prestará uma homenagem especial a Chico Gomes, um dos maiores nomes da música brasileira, ao conceder-lhe uma estrela na Calçada da Fama do Cine Roxy. A honra é mais do que merecida, considerando a revolução que Gomes causou no mundo da música, ao criar o baixo de sete cordas e o baixo de oito cordas, transformando o instrumento de forma inédita. Ele se junta a outros grandes nomes, como Rubens Evaldi Filho, Luciano Quirino, Sérgio Mamberti, Betty Mendes e Gilberto Mendes, que já possuem seu nome eternizado na Calçada da Fama.

É o festival que mais exibe curtas metragens no litoral interior do estado de São Paulo, mas é o longa metragem que movimenta a cadeia produtiva para valer, vai para o circuito comercial, gera mais oportunidade de trabalho, etc. Temos a Imara Reis, uma atriz com 40, 50 anos de carreira, que já fez de tudo, teatro, televisão, cinema, filmes maravilhosos, está morando aqui na região. O Guilherme de Almeida Prado, um diretor importantíssimo que fez filmes brasileiros em todas as épocas, em épocas difíceis e épocas prósperas do cinema nacional.

Este ano, o festival bateu recorde de inscrições, com mais de 900 filmes, e uma seleção cuidadosa que contempla curtas e longas-metragens de diversas partes do Brasil e do exterior. A programação inclui mostras especiais, como filmes periféricos, universitários, infantis e clássicos, buscando levar o cinema a públicos de todas as idades e classes sociais. As sessões descentralizadas, com exibições em comunidades de menor acesso ao cinema, são um destaque da programação, promovendo a inclusão social e a formação de plateia.

A expectativa é que o evento, que no ano passado atraiu mais de 60 mil pessoas, continue a crescer e encantar o público. O encerramento será realizado no dia 2 de julho, às 18h, na Open House de Idiomas, localizada no Gonzaga, que é decorada com pinturas que retratam cenas clássicas do cinema, feitas pelo crítico de cinema Waldemar Lopes. A cerimônia de encerramento contará com uma palestra especial celebrando os 60 anos de A Noviça Rebelde e os 40 anos de O Beijo da Mulher-Aranha, filmes protagonizados por Júlia Hendros e Sônia Braga. O evento culminará com o anúncio dos premiados, que será seguido por uma grande festa de celebração.

Siga o perfil @isn.baixadasantista no Instagram e acompanhe as últimas notícias no portal ISN Online.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *