Praia Grande limita horário de funcionamento de comércios e promete reforço na fiscalização

Mudança visa reforçar segurança e coibir irregularidades em estabelecimentos da cidade; novas regras dependem de sanção do prefeito

Créditos: reprodução

A Câmara Municipal de Praia Grande, no litoral de São Paulo, aprovou a alteração da legislação que define os horários de funcionamento de estabelecimentos comerciais da cidade. A proposta, encaminhada pela prefeitura, busca promover maior organização, segurança e facilitar a fiscalização em atividades específicas que envolvem, entre outros setores, o comércio de sucatas, tabacarias e lojas de conveniência.

A atualização altera a Lei Complementar nº 574/2010 e determina novas regras para os horários de funcionamento. Entre as mudanças estão o funcionamento restrito de estabelecimentos que atuam no comércio de resíduos e sucatas, visando reduzir atividades irregulares e combater a receptação de materiais de origem ilícita.

A medida foi aprovada pelos vereadores em duas sessões realizadas na última quinta-feira (3). As novas regras passam a valer oficialmente após a sanção do prefeito, com publicação no Diário Oficial do município.

Os novos horários de funcionamento são:

  • Comércio atacadista de resíduos de papel, papelão, sucatas metálicas e não metálicas, artigos usados, tratamento de resíduos, usinas de compostagem e recuperação de materiais metálicos: das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira; aos sábados, das 10h às 22h, sem autorização para prorrogação de horário.
  • Minimercados, mercearias e armazéns (comércio varejista de alimentos): das 8h às 22h, com possibilidade de prorrogação até a meia-noite.
  • Comércio varejista de bebidas, tabacarias e lojas de conveniência: das 8h à meia-noite.
  • Lojas de conveniência em postos de combustíveis: funcionamento 24 horas, com restrições quanto a sons ou ruídos após as 22h e sem a instalação de mesas e cadeiras além do limite permitido.

Os estabelecimentos que desejarem ampliar o horário permitido deverão encaminhar o pedido à Secretaria de Finanças, no Paço Municipal. A solicitação será avaliada pelas secretarias competentes, considerando o tipo de atividade exercida.

Siga o perfil @isn.baixadasantista no Instagram e acompanhe as últimas notícias no portal ISN Online.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *