Orla de Santos terá área exclusiva para treinos de corrida

Novo espaço funcionará em caráter experimental; a partir de terça-feira (8)

Créditos: reprodução

A cidade de Santos terá, a partir da próxima terça-feira (8), uma área exclusiva para treinos de pedestrianismo na orla. A iniciativa da Prefeitura visa garantir mais segurança aos praticantes de corrida, esporte que vem crescendo significativamente no Brasil.

O projeto-piloto, denominado Área de Treinamento de Pedestrianismo (ATP), funcionará às terças, quartas e quintas-feiras, das 4h às 6h, exceto em feriados e dias de chuva. O trecho reservado vai da Avenida Bartolomeu de Gusmão, na altura do número 36 (após a rotatória em frente à Igreja Santo Antônio do Embaré), até a Rua Alexandre Martins, no bairro Aparecida, no sentido José Menino/Ponta da Praia. Durante o período de funcionamento, o local contará com monitoramento da CET-Santos, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.

Paralelamente, a Prefeitura também estuda a viabilidade de implantar uma pista de corrida definitiva na orla.

Segundo o diretor-presidente da CET-Santos, Antônio Carlos Silva Gonçalves, os dias e horários da ATP foram definidos com base em estudos que visam conciliar segurança para os atletas e o mínimo impacto no trânsito. “Escolhemos o período das 4h às 6h por ser o horário de maior demanda de corredores e de baixo fluxo de veículos, o que permite o uso de rotas alternativas sem gerar congestionamentos”, explicou.

O modelo da ATP segue o exemplo da Área de Treinamento de Ciclismo (ATC), que existe há 11 anos entre as ruas Alexandre Martins e Capitão João Salermo, também na Ponta da Praia. Assim como a ATC, a nova área será demarcada com cavaletes que indicam início e fim do percurso.

O espaço para pedestrianismo foi elaborado após reuniões entre a CET-Santos, as secretarias de Esportes (Semes) e de Meio Ambiente (Semam), atletas e representantes da sociedade civil. “A ATP vai proporcionar uma pista plana, linear e segura para os treinos, sendo uma referência para os corredores”, afirmou Gelasio Fernandes, diretor administrativo e financeiro da CET-Santos e idealizador do projeto.

Com a interdição parcial da orla, motoristas deverão utilizar a Avenida Epitácio Pessoa como rota alternativa. Já os ônibus municipais terão desvios em suas rotas. As linhas 05, 139 e 194, no sentido Rua Alexandre Martins, seguirão pelas avenidas Bartolomeu de Gusmão, Siqueira Campos, Epitácio Pessoa e Rua Alexandre Martins. No sentido Ponta da Praia, as linhas 23, 42, 52, 152 e 194 passarão pelas avenidas Bartolomeu de Gusmão, Siqueira Campos, Epitácio Pessoa e Praça Gago Coutinho.

O sucesso da ATC, que hoje conta com cerca de 200 usuários diários, é considerado um exemplo para o novo espaço. “Esse ambiente seguro foi fundamental para o crescimento do ciclismo em Santos”, destacou o educador físico Paulo José Silvestrini, que há 30 anos atua no esporte.

Para o professor Luiz Nunes, da Semes e responsável pela ATC, a ATP tem tudo para repetir esse êxito. “A corrida é o esporte que mais cresce no Brasil. Esse espaço exclusivo vai potencializar ainda mais a prática em Santos”, afirmou.

Siga o perfil @isn.baixadasantista no Instagram e acompanhe as últimas notícias no portal ISN Online.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *