Deputados da Baixada Santista aceitam proposta do Senado para ampliar número de cadeiras

Veja como votaram os deputados da região

Créditos: reprodução

Os deputados federais da Baixada Santista, Rosana Valle (PL), Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e Delegado da Cunha (PP) mudaram de posição e votaram a favor do aumento no número de cadeiras da Câmara dos Deputados, após as mudanças feitas pelo Senado que proíbem a criação de novas despesas com a medida.

A proposta, aprovada pelo Senado na quarta-feira (25), amplia o número de deputados federais de 513 para 531, mas inclui uma emenda que impede o aumento de gastos com cotas parlamentares, passagens aéreas e verbas de gabinete entre 2027 e 2030. Inicialmente, o texto previa impacto financeiro de até R$ 150 milhões por ano, mas, com as mudanças, especialistas calculam que o custo adicional será de aproximadamente R$ 95 milhões anuais, incluindo outros encargos indiretos.

Na primeira votação, realizada em maio, tanto Rosana Valle, Paulo Alexandre Barbosa e Delegado da Cunha se posicionaram contra a proposta, alegando que o aumento de cadeiras geraria mais despesas e não resolveria os problemas do Legislativo. “O problema nunca foi a quantidade, e sim a qualidade dos parlamentares”, declarou Rosana à época.
Com as modificações aprovadas no Senado, os três parlamentares passaram a apoiar o texto, destacando o compromisso de não ampliar o orçamento da Câmara dos Deputados com a chegada dos 18 novos integrantes.

A ampliação das cadeiras ocorre em meio a críticas e questionamentos. Senadores como Eduardo Girão (Novo-CE) e Cleitinho (Republicanos-MG) afirmaram que a proposta desvirtua a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que havia pedido apenas a redistribuição das vagas existentes com base no Censo Demográfico.
A medida precisa ser sancionada até o dia 30 de junho, prazo definido pelo STF.

Siga o perfil @isn.baixadasantista no Instagram e acompanhe as últimas notícias no portal ISN Online.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *