Visitantes poderão conhecer o interior do bonde histórico, provar cafés especiais e receber orientações de baristas durante o mês de julho

Créditos: reprodução
O tradicional Bonde Café, que circula pelo Centro Histórico de Santos há 10 anos, ganhará uma nova função durante o mês de julho. A partir do próximo dia 10, o veículo ficará estacionado em frente à garagem da CET, próxima à Estação do Valongo, funcionando como Bonde Café Expositivo, oferecendo degustações gratuitas de cafés especiais e dicas de preparo.
A experiência acontece às quintas e sextas-feiras, das 13h às 16h. Para participar, os interessados devem retirar uma senha gratuita na recepção do Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, s/nº, Valongo), por ordem de chegada. As vagas são limitadas.
“Quem passar por aqui poderá entrar, conhecer por dentro, vivenciar essa história e ainda participar de uma degustação gratuita. Além dos passeios tradicionais, agora temos essa experiência, que aproxima ainda mais as pessoas do nosso patrimônio cultural e desse produto tão importante para a Cidade”, destaca Viviane Aparecida, chefe de seção da Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Setur).
Durante a experiência, o público terá contato com cafés especiais como o acaiá, variedade 100% arábica, moído na hora e servido sem açúcar, para ressaltar o sabor natural do grão. A barista em formação Pamela Santana Cabral, 24 anos, explica que muitos visitantes se surpreendem ao descobrir notas de frutas vermelhas, cana de açúcar e calda de pudim na bebida.
O Bonde Café reforça a ligação histórica de Santos com o café. Segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS), o Porto da cidade respondeu por 71% das exportações do grão em 2024, consolidando a região como o maior corredor de exportação de café do país.

O projeto tem agradado turistas como o empresário paulista Douglas Ciccone, 49 anos. “Já tinha visitado o bonde antes. Cresceu bastante, e com essa experiência do café achei incrível; valoriza a história de Santos, do estado de São Paulo e até do Brasil”, afirmou.
A atração também conquistou visitantes estrangeiros, como o professor aposentado norueguês Aksel Frigaard. “Muito bom mesmo. Me lembrou até das exportações antigas de café para a Noruega, que eram trocadas por bacalhau”, disse.
Além do Bonde Café Expositivo, a Linha Turística de Bondes funciona em horário especial nas férias de julho, das 10h30 às 17h, de terça a sexta-feira, com saídas a cada 30 minutos. Aos sábados, as partidas ocorrem a cada 20 minutos, e aos domingos, a cada 30 minutos.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Museu Pelé, com valores de R$ 7,00 (inteira) e R$ 3,50 (meia-entrada). Crianças até 5 anos no colo não pagam.
Siga o perfil @isn.baixadasantista no Instagram e acompanhe as últimas notícias no portal ISN Online.