Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

TRE do Pará cassa mandato do senador Beto Faro por compra de votos

Decisão aponta abuso de poder econômico e corrupção eleitoral na campanha de 2022

Reprodução/Agência Senado

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) decidiu, por 5 votos a 2, cassar o mandato do senador Beto Faro (PT-PA), eleito em 2022. A decisão teve como base acusações de corrupção eleitoral, compra de votos, assédio eleitoral e abuso de poder econômico.

De acordo com o Ministério Público Eleitoral (MPE), a campanha de Beto Faro contou com o envolvimento da empresa Kapa Capital Facilities LTDA, que teria coagido funcionários a votar no então candidato. O MP aponta que os colaboradores recebiam “bônus” em tíquetes de alimentação como contrapartida ao apoio eleitoral.

A decisão do TRE atinge também os suplentes do senador: Josenir Gonçalves Nascimento e Leny May da Silva Campêlo. Apesar da cassação, Beto Faro permanece no cargo até o julgamento de todos os recursos. Em nota oficial, o parlamentar e o diretório estadual do PT informaram que recorrerão da decisão e afirmaram confiar na reversão do julgamento.

Beto Faro foi eleito com mais de 1,7 milhão de votos no primeiro turno das eleições de 2022, representando o estado do Pará no Senado Federal.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *