Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Motta diz que decisão sobre mandato de Zambelli será tomada pelo plenário da Câmara

Presidente da Casa mudou posição após críticas e anunciou rito regimental para julgamento

Reprodução/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos–PB), afirmou que a decisão sobre a perda do mandato da deputada Carla Zambelli (PL–SP), acusada de invasão ao sistema do CNJ, será tomada pelo plenário da Casa. Motta explicou que adotará o rito regimental: a parlamentar será notificada, terá direito à defesa e o plenário, então, fará a votação final.

A declaração representa um recuo em relação à fala de segunda-feira (9), quando Motta havia dito que não caberia votação em plenário após a condenação transitada em julgado. Ele atribuiu o comentário anterior a uma “confusão ou precipitação da avaliação”.

Questionado por deputados da oposição, Motta reforçou a legitimidade do plenário como instância soberana para deliberar sobre mandatos de parlamentares. Ele argumentou que agir por pressão não faz parte de seu estilo, e que o diálogo institucional é prioritário.

A decisão do STF ocorreu na sexta (6), quando a 1ª Turma, por unanimidade, rejeitou recurso e condenou Zambelli a 10 anos de prisão, perda do mandato e multa, configurando o trânsito em julgado do processo.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *