Lula defende adoção de nova moeda para comércio entre países dos BRICS

Discurso marca esforço por menor dependência do dólar e fortalecimento de transações em moedas locais

Reprodução/Palácio do Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou durante reunião preparatória para a 17ª Cúpula dos BRICS no Rio de Janeiro a necessidade de criação de um sistema de pagamentos e eventual nova moeda comum para facilitar o comércio entre os países do bloco, reduzindo a dependência do dólar, proposta alinhada ao lançamento do sistema BRICS Pay em 2024.

Segundo Lula, uma moeda de comércio comum ao BRICS permitiria maior autonomia financeira e segurança nas transações. Ele citou que a iniciativa segue a tendência global de desdolarização, mencionada inclusive nas discussões sobre o sistema de pagamento BRICS Pay, que já opera em moeda local.

O sistema BRICS Pay, que entrou em operação em 2024, possibilita a liquidação de pagamentos entre países-membros com suas próprias moedas, como yuan, rúpia, real, rand e rublo. Sua expansão inclui a complementação por uma unidade monetária de comércio, conforme discurso do presidente brasileiro.

Especialistas apontam que a adoção de uma moeda única exige governança financeira consolidada e harmonização das políticas monetárias. Pesquisas apontam potencial de aumento da participação do bloco em transações globais, reduzindo vulnerabilidade a sanções e oscilações do dólar.

A cúpula de 2025 ocorrerá nos dias 6 e 7 de julho, sob presidência rotativa do Brasil, que se concentra na implementação dessas iniciativas monetárias, além de temas globais como reforma de governança e financiamento ao desenvolvimento sustentável.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *