BYD apresenta Dolphin Mini, primeiro carro 100 % elétrico montado no Brasil

Modelo lidera vendas e inicia produção experimental na nova fábrica de Camaçari (BA)

Reprodução/X

A BYD lançou o Dolphin Mini, o primeiro carro totalmente elétrico produzido no Brasil, em caráter experimental, na recém-inaugurada fábrica de Camaçari, na Bahia. O compacto, que já lidera o mercado nacional de veículos elétricos, passa agora a integrar a linha de montagem nacional com o sistema SKD (semi-knocked-down), marcando o início de uma nova fase rumo à produção em série.

Segundo Stella Li, vice‑presidente executiva da BYD Américas e Europa, foram necessários apenas 15 meses desde o início da construção da planta até a montagem do primeiro veículo, reforçando o potencial da Bahia como polo de mobilidade sustentável na América Latina. A unidade baiana, construída na antiga fábrica da Ford, contará com tecnologia de ponta, incluindo automação, robôs, rastreamento em tempo real e controle acústico, e terá capacidade para produzir até 300 mil veículos por ano, gerando cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.

Com 3,78 m de comprimento e 2,50 m de entre-eixos, o Dolphin Mini traz atualizações estéticas — como novas rodas e logotipo “BYD” — e se posiciona como opção de entrada da marca no país. As vendas no Brasil já superam 34 mil unidades, com o modelo global ultrapassando 1 milhão de veículos produzidos.

Além do Dolphin Mini, a fábrica baiana iniciará em breve a montagem do híbrido Song Pro e do sedã King. O investimento de cerca de US$ 600 milhões (aproximadamente R$ 3 bilhões) faz parte da estratégia da BYD de aumentar sua capacidade produtiva no Brasil e firmar-se como uma das principais fabricantes do setor no país.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *