Médico e presidente eleito na Federação Roraimense será o candidato da única chapa

Créditos: Reprodução
Na última quinta-feira (15), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou o afastamento de toda a diretoria da CBF, incluindo o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues.
Desde então, o assunto ganhou grande repercussão, já que o cargo mais alto da Confederação Brasileira de Futebol segue vago, aguardando apenas o novo processo eleitoral.
Assim como ocorreu na reeleição de Ednaldo Rodrigues, o pleito terá apenas uma única chapa inscrita: a de Samir Xaud, presidente eleito na Federação Roraimense de Futebol (FRF).
Isso acontecerá em razão do apoio majoritário das federações estaduais, já que 25 das 27 entidades possíveis assinaram o documento que viabilizam a candidatura de Xaud.
O próximo presidente da CBF
Nascido em Boa Vista (RR), Samir Xaud tem 41 anos e é médico infectologista especializado em saúde, bem-estar e esportes.
Samir, que assumiria a Federação Roraimense de Futebol a partir de 2027, é filho de Zeca Xaud – que ocupa o cargo de presidente da FRF desde a década de 1970.
No mundo esportivo, o único candidato à presidência da CBF se formou em Gestão do Futebol pela Federação Paulista de Futebol e também concluiu o curso CBF Masters pela CBF Academy.
Fora do futebol, Samir Xaud foi diretor do Hospital Geral de Roraima, presidente do sindicato estadual dos médicos e secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista.
Clubes que apoiam a candidatura de Samir Xaud:
- Amazonas
- Botafogo
- CRB
- Criciúma
- Grêmio
- Palmeiras
- Paysandu
- Remo
- Vasco
- Volta Redonda
Federações que apoiam a candidatura de Samir Xaud:
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraíba
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Rondônia
- Roraima
- Santa Catarina
- Sergipe
- Tocantins
Candidatura barrada
Reinaldo Carneiro, atual presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) demonstrou o interesse de se candidatar ao cargo máximo na CBF.
Apesar do apoio de 30 clubes do futebol nacional, Carneiro dependeria do apoio de, no mínimo, oito federações para que a sua inscrição fosse validada.
Como o mandatário da FPF obteve o apoio de somente duas federações (São Paulo e Mato Grosso), sua candidatura está invalidada.
Críticas de Fenômeno
Ronaldo Fenômeno, que demonstrou interesse em concorrer a última eleição realizada (vencida por Ednaldo Rodrigues), expressou o descontentamento com a nova eleição de chapa única.
“O que está acontecendo agora já aconteceu outras vezes. A gente está vivendo um momento terrível, mas o mais impressionante é que a gente não vê uma luz no fim do túnel, né?”, apontou R9.
De acordo com Fenômeno, enquanto o estatuto da CBF seguir o mesmo, deixando o poder nas mãos dos 27 presidentes de federações, “essa palhaçada vai continuar”.
Ainda segundo o ex-jogador, uma reforma importante traria de volta a esperança do futebol brasileiro vencer títulos, reconectando ainda a seleção ao torcedor brasileiro.
A eleição
As candidaturas ao pleito já podem ser lançadas, mas a tendência é que o novo processo eleitoral conte apenas com a chapa de Samir Xaud.
Isso porque, de acordo com o estatuto da CBF, tanto as federações quanto os próprios clubes não podem mudar de lado – exceto em processos judiciais.
A eleição que definirá o próximo presidente da CBF, cujo mandato será válido de 2025 a 2029, está marcada para o dia 25, na sede da Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro.
Siga o perfil @noapito_isfm no Instagram e acompanhe as últimas notícias no ISN Online.