Levantamento também destacou o equilíbrio entre os clubes brasileiros

Créditos: Vitor Silva / Botafogo
O Campeonato Brasileiro foi apontado como a sexta melhor liga de futebol do mundo e a segunda mais equilibrada, segundo estudo da empresa de inteligência esportiva Twenty First Group. O desempenho de clubes como Fluminense e Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes influenciou na análise.
O estudo considera o nível técnico e o equilíbrio competitivo entre os clubes, além de fatores econômicos. O Brasileirão ficou atrás apenas das principais ligas da Europa: Premier League, La Liga, Bundesliga, Serie A e Ligue 1 em qualidade técnica.
No quesito equilíbrio, o Brasileirão ficou atrás apenas da MLS. O sistema de teto salarial vigente nos Estados Unidos ajuda a tornar as equipes mais próximas entre si, enquanto no Brasil a diferença entre o líder e o lanterna é considerada pequena.
O modelo estatístico do estudo usa a média de classificação dos clubes em um ranking global alimentado por algoritmos. Essa média é formada a partir do desempenho das equipes em torneios nacionais e internacionais, além de outros dados.
A presença de clubes brasileiros em bom nível nas últimas competições internacionais reforça o valor da liga. A pesquisa apontou que Palmeiras e Flamengo não estão muito à frente de equipes como o Juventude, atual penúltimo colocado do Brasileirão.
Por outro lado, a Liga Saudita foi listada entre as cinco mais desiguais do mundo. Mesmo com alto investimento no Al-Hilal, a distância para os demais clubes é grande, o que faz com que a liga, apesar da fama recente, fique na 50ª colocação global.
Siga o perfil @noapito_isfm no Instagram e acompanhe as últimas notícias no ISN Online.