Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pedaços do planeta Mercúrio podem ter sido encontrados pela primeira vez na Terra

Pesquisadores identificam meteoritos raros como possíveis fragmentos do planeta mais interno do Sistema Solar

Reprodução/Wikimedia

Pesquisadores sugerem que meteoritos raros encontrados na Terra podem ser os primeiros fragmentos conhecidos do planeta Mercúrio, o mais interno do Sistema Solar. A análise de dois meteoritos, classificados como angritos, revelou uma composição química única, com alta concentração de magnésio e baixo teor de ferro — características correspondentes à superfície de Mercúrio.

Esses meteoritos são extremamente raros, com apenas cerca de 60 amostras registradas em todo o mundo. A descoberta, publicada na revista científica Icarus, indica que esses fragmentos podem ter sido ejetados de Mercúrio após impactos com asteroides ou outros corpos celestes. A origem desses meteoritos havia sido um mistério por décadas, mas as novas evidências sugerem que eles se formaram em um ambiente de altíssimas temperaturas, semelhantes à crosta de Mercúrio.

Essa identificação oferece uma oportunidade única para os cientistas estudarem a composição e a evolução do planeta, que é de difícil acesso devido à sua proximidade com o Sol e à falta de missões espaciais específicas. Futuras pesquisas podem proporcionar insights importantes sobre a formação dos planetas rochosos internos do Sistema Solar.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *