Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anvisa aprova Kisunla, primeiro tratamento que promete retardar Alzheimer no Brasil

Medicamento da Eli Lilly age na remoção de placas amiloides no cérebro e será aplicado mensalmente

Reprodução/Internet

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o medicamento Kisunla (donanemabe), desenvolvido pela Eli Lilly do Brasil, para o tratamento de Alzheimer em estágios iniciais. A aprovação, publicada no Diário Oficial da União, marca a chegada do primeiro tratamento autorizado no país que visa retardar a progressão da doença em adultos sintomáticos.

Administrado por injeção mensal, o Kisunla atua na remoção das placas amiloides no cérebro, consideradas uma das principais causas do Alzheimer. O medicamento é indicado para pacientes com comprometimento cognitivo leve ou demência leve e apresentou resultados significativos em estudos clínicos, reduzindo em até 84% a quantidade de placas amiloides em 18 meses.

A aprovação levou em consideração os dados do estudo clínico de fase 3 “TRAILBLAZER-ALZ 2”, que demonstrou a eficácia da substância em diminuir o declínio cognitivo em pacientes em estágio inicial da doença. O tratamento não é indicado para todos os pacientes, sendo necessário exame genético para análise do gene ApoE ε4.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *