Nova Russas, comandada por Giordanna Mano é investigada enquanto cidade recebe milhões em emendas do parlamentar

Créditos: Reprodução/Redes Sociais
A cidade de Nova Russas, comandada por Giordanna Mano, esposa do deputado Júnior Mano (PSB-CE), foi a maior beneficiada por emendas do parlamentar, recebendo R$ 4,4 milhões desde 2021. O deputado é alvo de investigação da Polícia Federal por desvio de recursos públicos.
A PF, em ação nesta terça-feira (8), cumpriu mandados de busca e apreensão em cinco municípios do Ceará e em Brasília. A operação investiga um esquema de fraude em licitações e desvio de emendas parlamentares, com suspeita de envolvimento do deputado e de autoridades locais.
Parte dos recursos de Nova Russas foi destinada a programas de saúde e infraestrutura, mas a investigação questiona se parte desses valores foi desviada para financiar campanhas políticas. A cidade é a maior beneficiária das emendas de Júnior Mano, com R$ 3,05 milhões vindo do Ministério da Fazenda.
Em nota, o deputado negou irregularidades e afirmou que os recursos foram usados em projetos aprovados por órgãos de fiscalização. Ele também rebateu as acusações, chamando-as de “ataques de natureza política” com objetivo de interferir nas eleições de 2026.
A operação, batizada de “Underhand”, investiga uma organização criminosa que teria influenciado licitações e desviado recursos públicos. A PF também suspeita que parte do dinheiro desviado tenha sido usada para financiar campanhas eleitorais nas eleições de 2024.
A investigação já está em estágio avançado, e as buscas continuam. O deputado Júnior Mano nega qualquer envolvimento em processos licitatórios ou desvio de recursos, e seus equipamentos e documentos estão sendo periciados pela PF.
Siga o perfil @isn.online no Instagram e acompanhe as últimas notícias no portal ISN Online.