Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PF faz operação contra Mauro Cid por suspeita de tentativa de fuga com passaporte português

Mandado de prisão foi revogado por Alexandre de Moraes; Gilson Machado é preso no Recife

Reprodução/STF

A Polícia Federal realizou nesta sexta-feira (13) uma operação de busca e apreensão contra o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. A ação investiga uma tentativa de obtenção irregular de passaporte português, supostamente articulada com o ex-ministro Gilson Machado, preso no Recife.

Cid foi conduzido à sede da PF, em Brasília, para prestar depoimento, mas não chegou a ser preso. Um mandado de prisão preventiva chegou a ser autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mas foi revogado no momento em que os agentes se preparavam para cumpri-lo.

A operação faz parte do inquérito que apura possíveis ações de fuga por parte de investigados ligados ao núcleo bolsonarista. Segundo a investigação, a solicitação do passaporte português teria sido intermediada por Gilson Machado, em nome de Cid, como alternativa para deixar o Brasil.

Mauro Cid já é delator premiado em processos que investigam tentativa de golpe de Estado, desvios de joias e atuação de milícias digitais. Em 2023 e 2024, ele já havia sido preso e solto mediante colaboração com a Justiça.

As buscas desta sexta também incluem a análise de celulares, documentos e mensagens que possam comprovar a articulação da fuga e o envolvimento de outras figuras do entorno bolsonarista. A Polícia Federal deve divulgar mais detalhes após os depoimentos.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *