TEG vai investir R$ 160 milhões em modernização no Porto de Santos

Terminal planeja ampliar capacidade operacional e se prepara para renovação de contrato

Créditos: Divulgação

O Terminal Exportador de Guarujá (TEG), na margem esquerda do Porto de Santos, recebeu autorização do governo federal para executar obras de modernização em sua estrutura. Com investimentos estimados em R$ 160 milhões, a iniciativa prevê a ampliação da capacidade de embarque, melhorias no píer e a modernização dos sistemas de recepção rodoviária e ferroviária.

As mudanças vão permitir o aumento da eficiência operacional, com destaque para a elevação da capacidade de embarque de 2 mil para quase 5 mil toneladas por hora, além da adequação para receber navios de maior porte. O plano também inclui a instalação de equipamentos enclausurados, com foco em segurança, sustentabilidade e redução de impactos ambientais.

Embora autorizadas, as obras ainda dependem de trâmites regulatórios junto a órgãos como a Cetesb e a Prefeitura de Guarujá. A expectativa é que os trabalhos comecem nos próximos meses.

Com contrato de arrendamento até 2035, o TEG já iniciou o processo para renovação antecipada por mais 25 anos. A modernização faz parte da estratégia para acompanhar o crescimento do agronegócio e ampliar a movimentação anual para até 9,5 milhões de toneladas, frente às 5 milhões atuais. As obras devem gerar mais de 400 empregos durante a fase de execução.

Siga o perfil @isn.baixadasantista no Instagram e acompanhe as últimas notícias no portal ISN Online.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *