Presidente ucraniano espera reunião em Istambul, desde que Rússia aceite trégua total a partir desta segunda-feira

Reprodução/IAEA Imagebank
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que aceitará reunir-se pessoalmente com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na próxima quinta-feira (15), desde que a Rússia promova um cessar-fogo total a partir desta segunda-feira (12). O anúncio foi feito por Zelensky por meio de publicação nas redes sociais.
Segundo ele, a reunião deve ocorrer em Istambul, na Turquia, caso a exigência pela suspensão dos ataques seja atendida. “Esperamos que a partir de amanhã se produza um alto o fogo total e duradouro que sente as bases necessárias para a diplomacia. Não tem sentido prolongar os assassinatos. E esperarei a Putin na quinta-feira em Turquia. Pessoalmente. Espero que desta vez os russos não procurem razões pelas quais não possam fazê-lo”, escreveu o presidente ucraniano.
A sinalização de Zelensky ocorre após proposta do governo russo para retomar negociações diretas. O encontro, se confirmado, seria o primeiro entre os dois líderes desde o início da guerra, em 2022. A Turquia, representada pelo presidente Recep Tayyip Erdogan, ofereceu-se para sediar a reunião e atuar como mediadora.
Até o momento, o Kremlin não confirmou se Putin participará da reunião sugerida.