Brasileiro lamenta ausência em uma das principais etapas da temporada

Créditos: Luiza Moraes / COB
Hugo Calderano, terceiro do ranking mundial de tênis de mesa, foi impedido de disputar o WTT Grand Smash de Las Vegas por um problema com o visto. Apesar de ter passaporte português, o brasileiro esteve em Cuba em 2023, o que o tornou inelegível para o ESTA.
A ida a Cuba, para disputar o Pan-Americano e as classificatórias olímpicas, ativou uma regra dos EUA que veta a entrada sem visto a quem visitou o país caribenho após 2021. Hugo tentou o visto emergencial com ajuda da USATT e do USOPC, mas não obteve sucesso.
O atleta afirmou ter seguido os mesmos protocolos usados em outras viagens aos EUA, mas desta vez o processo de autorização demorou mais que o habitual. A entrevista consular emergencial foi aprovada, mas não havia datas disponíveis antes do torneio.
“É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle”, lamentou o carioca. Hugo vive grande fase e vinha de conquistas relevantes, como o título da Copa do Mundo e a prata no Campeonato Mundial.
A ausência no Grand Smash, um dos quatro torneios mais importantes do Circuito Mundial, é um baque para o brasileiro, que também venceu o WTT da Eslovênia e liderou seu ex-clube, o Liebherr Ochsenhausen, ao título da Liga Alemã antes de encerrar o ciclo de nove anos.
Siga o perfil @noapito_isfm no Instagram e acompanhe as últimas notícias no ISN Online.