Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anvisa autoriza testes em humanos da vacina contra gripe aviária do Butantan

Imunizante será testado em 700 voluntários de diferentes faixas etárias em cinco cidades brasileiras

Reprodução/Internet

A Anvisa autorizou o início das fases 1 e 2 de testes clínicos em humanos da vacina contra a gripe aviária H5N8 desenvolvida pelo Instituto Butantan. O estudo envolverá 700 voluntários, divididos em adultos de 18 a 59 anos e idosos com 60 anos ou mais, em cinco centros de pesquisa situados em Recife (PE), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), São José do Rio Preto (SP) e Ribeirão Preto (SP).

O imunizante, inativado, fragmentado e adjuvante, será aplicado em duas doses com intervalo de 21 dias. A pesquisa tem como objetivo principal avaliar a segurança e a resposta imune da vacina nas duas faixas etárias. A fase inicial testará o imunizante em 70 adultos; se os resultados preliminares forem favoráveis, o estudo avançará para mais 280 adultos e posteriormente 350 idosos, até a conclusão prevista para 2026.

O desenvolvimento começou em janeiro de 2023, após testes pré-clínicos bem-sucedidos em animais com diferentes cepas fornecidas pela Organização Mundial da Saúde. O diretor do Butantan, Esper Kallás, afirmou que, caso os resultados clínicos iniciais sejam positivos, o instituto poderá produzir um estoque pré-pandêmico de até 30 milhões de doses.

O Ministério da Saúde já tem um plano de contingência para influenza aviária desde dezembro de 2024, prevendo aquisição de insumos e vacinas caso haja disseminação humana do vírus. A Anvisa autorizou os testes após analisar dados que demonstraram segurança e imunogenicidade nas fases anteriores.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *