Sobe para 31 o número de ônibus atacados na Baixada Santista; polícia investiga possível desafio da internet

Atos de vandalismo ocorreram em Santos, São Vicente e Cubatão durante a madrugada de domingo (29)

Créditos: reprodução

Chegou a 31 o número de ônibus atacados na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, durante a madrugada do último domingo (29). A atualização foi confirmada pela Polícia Civil e pela concessionária Piracicabana, responsável pelo transporte coletivo na região, que também registrou um boletim de ocorrência.

Segundo o delegado seccional de Santos, Rubens Barazal, os ataques ocorreram em três cidades: foram 16 ônibus depredados em Santos, 11 em São Vicente e outros 4 em Cubatão. Inicialmente, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) havia informado sobre 28 coletivos danificados.

De acordo com o delegado, há indícios de que os atos tenham sido motivados por um suposto desafio promovido por meio de redes sociais, que estaria sendo praticado por adolescentes. Essa hipótese também havia sido mencionada pelo vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth (PSD).

Apesar dos indícios, Barazal ressaltou que nenhuma linha de investigação está descartada. “Somente com o avanço das investigações poderemos afirmar, de fato, a motivação dos atentados”, afirmou o delegado, que destacou o trabalho de análise de imagens de câmeras de monitoramento e o incentivo à colaboração da população com denúncias.

Caso seja confirmada a participação de menores de idade, os envolvidos serão responsabilizados conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Não é porque se trata de adolescentes que estão isentos de responsabilização”, enfatizou Barazal.

O boletim de ocorrência inclui crimes como danos materiais, associação criminosa e perigo para a vida ou saúde de terceiros, o que agrava a situação, segundo as autoridades.

Os ataques aconteceram em vias movimentadas da região, como as avenidas Nossa Senhora de Fátima, Pinheiro Machado e Avenida da Praia, em Santos. Um dos atos de vandalismo foi registrado em vídeo, no momento em que um ônibus foi apedrejado na saída da cidade. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido.

A concessionária informou que todos os veículos danificados foram retirados de circulação e substituídos por ônibus reservas, garantindo a continuidade do serviço de transporte coletivo.

Siga o perfil @isn.baixadasantista no Instagram e acompanhe as últimas notícias no portal ISN Online.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *