Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

GCM de São Vicente resgata aves silvestres mantidas em cativeiro no Jardim Irmã Dolores

Nove aves de diferentes espécies foram soltas no Parque Estadual Xixová-Japuí

Créditos: reprodução

Durante patrulhamento no Jardim Irmã Dolores, em São Vicente, a Guarda Civil Municipal (GCM) localizou nove aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro. Os animais estavam presos em gaiolas improvisadas, penduradas em coqueiros e também posicionadas diretamente no chão, em condições inadequadas.

A ação ocorreu em uma feira do rolo e resultou no resgate de um Coleiro, dois Sairás Azuis, dois Pixoxós, quatro Canários da Terra e dois Canários Belgas. As aves foram devolvidas à natureza em área protegida da Mata Atlântica, no Parque Estadual Xixová-Japuí, que abriga cerca de 900 hectares de ecossistemas preservados, como mata de restinga, encostas e ambientes marinhos.

Além dos animais, a GCM apreendeu dez gaiolas, um instrumento de captura conhecido como “bate”, 15 caixas de papel, duas fitas adesivas, um comedouro e um pote de ração. Todo o material era usado no transporte e contenção ilegal das aves.

Aves silvestres como as resgatadas são fundamentais para o equilíbrio ambiental, contribuindo para o controle de insetos e a dispersão de sementes, essenciais à biodiversidade.

Siga o perfil @isn.baixadasantista no Instagram e acompanhe as últimas notícias no portal ISN Online.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *